Postado em 09 de Setembro às 13h50

Como está a segurança do seu empreendimento?

Visatech Engenharia Elétrica A manutenção preventiva é muito importante para a segurança do seu empreendimento. Existem três tipos de manutenções: Manutenção Preventiva...

A manutenção preventiva é muito importante para a segurança do seu empreendimento.

Existem três tipos de manutenções:

Manutenção Preventiva – Antecede ao surgimento dos problemas e minimiza os gastos emergenciais futuros. A manutenção preventiva tem por objetivo preservar os bens para evitar a degradação. É realizada sem que existam transtornos evidentes, para assegurar o bom desempenho das instalações do empreendimento no decorrer do tempo. A manutenção preventiva é uma medida de segurança, assim como favorece a economia, pois seus custos são menores do que os custos com obras de correção.

Manutenção Preditiva – A manutenção preditiva é feita com base no estado do equipamento e faz um acompanhamento a partir do constante monitoramento de dados. Por permitir uma supervisão frequente das máquinas e equipamentos, dessa maneira, a manutenção preditiva realiza uma previsão do tempo de vida útil destes itens.

Manutenção Corretiva – É a mais comum nos empreendimentos, pois corrige um problema que surge após a falta de planejamento ou ausência de manutenções regulares. O ideal é prevenir, porém, muitos esperam a situação de emergência aparecer para procurar alguma solução. Com essa atitude, a tendência é que os problemas comecem a surgir em sequência, o que irá aumentar as despesas do condomínio.


Algumas dicas para uma boa prevenção.

· É essencial manter atualizado o inventário patrimonial, para assim determinar as demandas a serem agendadas.
· Estabeleça planos de manutenção preventiva para curto, médio e longo prazos.
· A segurança merece destaque no plano de manutenção, sobretudo para evitar acidentes.
· A cada três anos é necessário renovar o Auto de Vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, que durante a vistoria no condomínio irá determinar se há adequações a serem realizadas em prol da segurança no prédio.
· O sistema de combate a incêndio deve ser vistoriado com frequência. Extintor sempre dentro do prazo de validade, e constando o selo do INMETRO.
· As saídas de emergência devem ser livres e bem sinalizadas para permitir a circulação de pessoas durante situações de emergência ou incêndio.
· Inspeção das Instalações elétricas



A Visatech conta com uma equipe qualificada, desde engenheiros a técnicos com alto conhecimento para levar a melhor solução em instalações e manutenções elétricas para a sua empresa e condomínio.

Veja também

A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM ENGENHEIRO.02/09 Você tem muitos motivos para contratar um engenheiro para acompanhar suas obras. É ele que elabora os projetos mais confiáveis e verdadeiramente adequados às suas necessidades. Vamos listar 5 motivos pelo qual você deve contratar um profissional para a sua obra. RESPONSABILIDADE TÉCNICA Anotação de Responsabilidade Técnica ou Registro de......

Voltar para Blog

Fale conosco